Eurotrip – Uma viagem, vários destinos!

Texto originalmente escrito em 01/09/2019

Segura o tempo que ele está voando! Estava aqui pensando sobre o que escrever e o Facebook me bombardeou a semana inteira com memórias incríveis de 5 anos atrás, quando fiz uma Eurotrip com amigos no verão europeu. Que viagem!

Pra quem não conhece o termo, Eurotrip são esses mochilões de férias que visitam vários países de uma única vez e são sempre uma ótima pedida quando você não tem muito tempo. Eu hoje compartilharei o roteiro que fizemos e também passar dicas para otimizar seu deslocamento de um lugar ao outro.

Quando ir?

A maior parte das pessoas que conheço vão no verão, que é de Junho a Agosto. Hoje em dia o calor de lá não perde em nada para o nosso, com a diferença que a galera é mais branquinha e sofre com as temperaturas altas. Você, bom brasileiro, amante da marquinha de biquíni, não vai se importar de fugir do inverno daqui e andar de regata e Havaiana por aquelas ruas lindinhas da Espanha né.

Mas aqui no Buena Onda é tudo muito democrático. Se você ama o frio e quer esquiar na Polônia, é só se programar e ir na época propícia a isso.

Por onde começar?

Pesquise primeiro onde você tem interesse de ir e a proximidade destes países porque você tem que usar o tempo a seu favor e os deslocamentos precisam ser otimizados para aproveitar cada segundinho.

Na nossa viagem o foco era ir pra Ibiza no verão, visitar amigos em Barcelona e parar uns dias em Dublin para matar a saudade, já que 3 dos 5 amigos que estavam nessa trip, já tinham morado lá entre 2011 e 2012.

Nosso roteiro

BRASIL – MADRID

MADRID – BARCELONA

BARCELONA – DUBLIN

DUBLIN – LIVERPOOL

LIVERPOOL – DUBLIN

DUBLIN – MADRID

MADRID – BRASIL

Países definidos, você precisa definir o seu ponto de chegada e partida e garantir este voo primeiro. Nós optamos por chegar em Madrid, normalmente o destino mais barato na Europa quando se voa do Brasil, anota a dica. Depois você monta o quebra cabeça de quantos dias em cada lugar e organiza os voos internos.

No nosso caso saímos do Brasil a noite e chegamos cedinho em Madrid. Malas no locker do aeroporto, saímos de metro para dar uma volta na cidade e ganhar tempo até nosso voo a tarde para Barcelona. Como a maioria da galera já conhecia Madrid, decidimos curtir mais a cidade no caminho de volta pra casa.

Em Barcelona dividimos o grupo, uma galera ficou em hostel e eu e o Thiago ficamos na casa do Diogo, um amigo querido da época de Dublin que nos acolheu superbem com sangria barata e noites de festa terminando em nascer do sol na praia de Barceloneta =) 

Barcelona é sempre um tesão, um dos meus lugares favoritos no mundo com certeza. Muita coisa eu já conhecia, mas como o Thiago meu amigo era marinheiro de primeira viagem na Europa, foi um prazer revisitar esses lugares com ele. Vimos Sagrada Família, comemos paella, fomos a praia, a balada, e tudo mais que tínhamos direito.

Ahh Ibiza…

Ibiza é um capítulo à parte, era o sonho de 5 dos 5 que estavam naquela viagem. Você já deve ter percebido que fomos lá para farrear né. E tem lugar mais cobiçado que esse na terra pra se acabar na balada?

Expectativa nas nuvens, saímos de Barcelona pela manhã e chegamos em Ibiza no fim de tarde. Ingresso na mão para o show do David Guetta na Pacha e passeio de barco intimista para a Ilha de Fomentera, que deixou todo mundo de boca aberta de tão linda! Essa ilha, como toda a Espanha, rola muito topless é nós fizemos nosso batismo por lá também rs

Ainda deu tempo de curtir o pôr do sol, participar de um pool party com itens duvidosos sendo servidos em bandejas para a galera e seguir viagem para a nossa queridinha Ilha Esmeralda.

Amada Dublin!

Você precisa entender que nós não temos maturidade pra Dublin. Uma viagem de 18 dias, 05 passar em Dublin, é muito amor mesmo rs. Como eu citei, viajamos entre amigos e dos cinco, eu e outros dois nos conhecemos em Dublin quando fazíamos intercâmbio por lá. Imagina a felicidade em dois anos depois voltar lá como turista, revisitando tudo e todos.

A felicidade foi tanta que tínhamos laaaaa no começo da viagem nos programado pra passar 2 dias em Liverpool e nós optamos por queimar a passagem e ficar em Dublin mesmo!

-Oi, você tinha uma passagem pra Liverpool e não foi?

– Pois é amiguinhos, coisas que não tem explicação, mas naquele momento queríamos era ficar onde estávamos! (e a passagem foi beeem baratinha, tipo menos que descer de carro para o Guarujá fora de temporada, então vida que segue rs)

Muito importante você contar com as companhias low cost européias, como por exemplo a Ryanair, só amor por você sua linda! 

Volta pra casa

Exaustos, começamos nosso retorno pra casa voando de Dublin para Madrid, com o coração partido. Dormimos uma noite em Madrid para curtir um pouco mais a cidade e no dia seguinte fomos embora.

O legal desse tipo de viagem é que os lugares que você mais curtir, dá pra voltar por uma temporada maior no futuro. E se você já está sonhando em desenhar seu roteiro, deixo umas dicas finais:

– Se for em galera, vá com a mente aberta, seja democrático e flexível, não é possível agradar todo mundo o tempo todo. Tudo bem se vocês não se hospedarem ou passarem 24hrs do dia juntos!

– Tentem ir e voltar juntos nos voos, porque senão você vai perder tempo se chegar primeiro e precisar esperar o coleguinha para iniciar a desbravar o destino.

– Mala pequena é imprescindível. Lembre-se que por mais que você possa levar uma mala de 23kg do Brasil pra lá, os voos internos você pagará muito por isso, e como você se desloca bastante, uma mala pequena de mão é o ideal.  

–  Vá com as acomodações todas fechadas, tudo que você não quer é perder um dia de viagem porque a cidade tá lotada, não encontra vaga ou o único hotel disponível que cabe no seu bolso fica a milhas do metro, atrasando seu rolê.

– Não esquece do seguro viagem obrigatório que tem que cobrir todos os países que visitará e que caso você decida estender a sua viagem, o máximo de duração sem visto são 3 meses para brasileiros na Europa, ok?

– Às vezes compensa você se deslocar de um país a outro, ou dentro do próprio país em outros meios de transporte que não o avião. Se você atravessa a Itália por exemplo de trem consegue inclusive economizar na hospedagem e ir dormindo no trajeto noturno. 

– Seja organizado, pontual e disciplinado, porque perder um voo pode acabar com todo o planejamento dos próximos dias e não queremos você passando perrengue nas suas férias né!

Fico a disposição em caso de dúvidas e também para ouvir relatos de quem já fez esse tipo de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *