Chapada dos Veadeiros – Meus amigos te contam

Texto originalmente escrito em 26/03/2019

Quanto tempo né minha gente? Vida ta pouco corrida, peço desculpas pela ausência nesses últimos dois meses… No próximo post eu conto por onde e o que eu tava aprontando no Reino Unido nas minhas miniférias.

A ideia do blog Buena Onda é trazer conteúdo e dicas de quem vivenciou lindas experiências e quer que você as sinta também. Por isso, como já havia antecipado, quero transformar o blog em uma plataforma colaborativa, onde amigos também contam sobre os lugares que conheceram. O que também é ótimo para os momentos que eu to sem tempo de alimentar conteúdo.

O post de hoje quem escreveu foi a Marcela Feliciano, uma querida que conheci através de amigos na minha despedida para Buenos Aires, e de lá ainda passeamos na cidade juntas um tempo depois. Deixo vocês com um post recheado de dicas sobre a Chapada dos Veadeiros, pelos olhos da Ma. Bora ficar eu, você e todo  todo mundo com vontade de ir kkkkkk. Se for, não deixa de me convidar hein!

” Ah, falar da Chapada é muito difícil, são tantas maravilhas que é duro escolher sobre o que falar, mas decidi colocar aqui um pouquinho daquilo que eu fiz e repetiria com certeza.

A viagem é muito barata e mais legal se você puder compartilhar com alguém, pois saindo de São Paulo você vai precisar pegar um voo até Brasília e de lá alugar um carro. O aluguel do carro costuma ser mais caro que a passagem aérea. Existe um transporte alternativo pra quem vai sozinho, mas meu conselho é, alugue um carro pois ele te dá liberdade de fazer o que quiser.

As duas vezes que fui, reservei o carro pelo aplicativo Rent a Car que me indicou a locadora Argentina Álamo. Peguei o carro mais barato com ar e direção e por mais R$ 15,00 / dia tive um upgrade para um Jeep, o que ajuda muito nas estradas até as cachoeiras.

Feito isso é pé na estrada. Super fácil chegar e com uma estrada ótima, são 200km de Brasília e umas 2:30. Parem para comer um pão de queijo no caminho, eu não lembro a cidade, mas tem placas dizendo que é o melhor pão de queijo e é real, além de custar no máximo R$ 3,00. Queria trazer uns para São Paulo.

Ah o sinal de celular na Chapada é bem ruim, a Oi é a melhor operadora, mas mesmo assim quase não pega e o wifi é bem precário nas pousadas. Um ótimo momento pra desconectar do mundo virtual e conhecer a população local, que é gente do bem!

Como fui duas vezes vou contar as duas experiências sobre hospedagem que tive, a primeira vez fiquei na Suites Maitri (https://pt.airbnb.com/rooms/18524845?guests=1&adults=1), reservas feita pelo Airbnb. São suítes parecidas com uns bangalôs e o lugar é super zen, você pode meditar, tem cozinha e a alimentação é somente vegetariana. Ela fica em Alto Paraíso, superbem localizada, mas mais afastada do centro! Era um feriado e a diária para duas pessoas ficou em torno de R$ 200,00 sem café da manhã, o que permitiu que a gente experimentasse as comidinhas locais e orgânicas, vou falar disso mais pra frente!

A segunda vez eu levei a minha irmã, sobrinha e mãe, desta vez ficamos na Pousada dos Guias (http://www.pousadadosguias.com.br/galerias) , que tem uns quartos pra mais gente por um preço bem bacana. Super limpinha e organizada, eles acabaram de reformar, em janeiro pagamos R$ 250,00 a diária com café da manhã para 3 adultos e 1 criança, bem top! Mas as cidades são muito ricas em hospedagem, tem pra todo gosto e bolso 😍

São 3 cidades: Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge, eu só fiquei em Alto porque fica no meio do caminho pra tudo, e tem um pouco mais de estrutura, mas aconselho a se hospedar em São Jorge e Cavalcante, além de mais barato, tem uma vibe incrível, voltarei com certeza!

São milhões de passeios possíveis pra fazer, dá pra ficar 01 mês conhecendo a Chapada tranquilo, mas aqui vou resumir pra vocês os que eu não deixaria de fazer.

Cachoeiras Santa Barbara e Capivara: Esse é um dos lugares sem dúvida mais bonitos que já fui na vida! Ambas ficam em Cavalcante, a cidade mais distante! Você deve dirigir até Cavalcante e no CAT (Centro de Apoio ao Turista) contratar um guia por R$ 150,00 o dia. Legal ir em grupo pra dividir assim não pesa.

De lá você vai seguir por mais uns 40 min por uma estrada de terra. Se sair cedo aproveite o nascer do sol na estrada, tem um mirante no meio do caminho que torna o passeio ainda mais especial. Em Santa Barbara tem limite de 300 pessoas por dia para visitação, mas não deixe de ir. Se viajar no feriado, eu aconselho chegar cedo pois lota. Cedo mesmo, saí as 04hrs da manhã.

Chegando ao Quilombo você deve comprar o ingresso pra cachoeira que custa R$ 20,00 para Santa Barbara e R$10,00 pra Capivara. Ali você vai ter que esperar o pau de arara para andar por mais uma estradinha de terra, aproveita pra dar

risada e tirar umas fotos. Seguindo de pau de arara você chega na ponta da trilha, ai dá-lhe caminhada! Mas é muito bonito, então desfrute do caminho. A minha sobrinha de 04 anos fez tranquilamente a trilha.

Dá pra fazer as duas cachoeiras no mesmo dia tranquilo. A Capivara é muito bonita também, mas a trilha é mais chatinha. Os quilombolas também fazem um café da manhã bem gostoso e local. Na chegada ao quilombo você pode reservar o almoço pra volta! Gente, é sério, façam isso por mim, que a comida é maravilhosa, feita com tudo que eles mesmos plantam e no fogão a lenha, até o suco é a fruta da estação. Uma das melhores comidas da Chapada e a vontade, você gasta R$ 25,00 + bebida que eles vendem em uma jarra por R$ 10,00. Um verdadeiro sucesso!!!!

Parque Nacional da Chapada: O parque tem 3 atrações e a entrada é gratuita. São 3 trilhas, a azul que é pequena e tem uns 800m, a amarela e a vermelha. Como fui somente um dia ao parque e cheguei lá perto do meio dia que é o horário limite para entrar, fiz a trilha amarela, ela tem em torno de 5KM ida e 5KM volta, totalizando dois pontos de parada. A trilha é fácil mas cansativa, fiz o trajeto inteiro em 04 horas, a minha irmã no final já sentia bem cansada, mas se você tem o hábito de caminhar vai fazer tranquilo.

Nessa trilha você vai visitar os Canyons. Cuidado onde você vai nadar, porque tem pontos que são bem perigosos, não precisa se arriscar que dá pra tomar banho de cachoeira com segurança em outros pontos. Me falaram que é bom fazer a trilha amarela na época seca, porque aí você a faz completa. É mais puxada, mais você visita os lugares mais bonitos do parque.

Loquinhas: Deixa esse passeio para um dia que você está mais cansado e quer algo light. A cachoeira é dentro de Alto Paraíso, fácil acesso, com 10 poços bem bonitos, mas os mais bonitos são no final da rota do sol. Vale a pena subir até o final, lá a gente pode ver macaquinhos, o contato com a natureza é incrível e a água é muito verde e gelada, mas vale um banhão de cachu sim!!!! O caminho é todo pavimentado, R$ 30,00 para entrar mas a gente negociou na portaria e fez um pacote, então dá pra pagar uns R$ 20,00.

Cachoeira dos Cristais e Poço Encantando: Um dos dias fizemos esses dois passeios juntos, vale super a pena também para um dia de descanso.

O Poço Encantado é muito simples de chegar, vá sentido Cavalcante e no caminho tem placas sinalizando a entrada. Ela tem uma queda grande e se parece com uma prainha. Tem estrutura para passar o dia, além de stand up e restaurante. Lá você pode encomendar o almoço; comemos uma galinha Caipira SENSACIONAL. A entrada pra cachoeira é de R$ 20,00 por pessoa. A queda da cachoeira é linda.

A Cachoeira dos Cristais eu vou falar pouco porque não gostei muito, são várias quedas e uma descida. A entrada custa 30,00, lá tem restaurante e estrutura pra passar o dia também, mas achei ela muito lotada e não achei que vale tanto esse passeio.

Fazenda São Jorge e Almecegas I e II :Essa com certeza tem que estar na lista dos lugares pra visitar, além da fazenda ser uma graça tem 03 cachoeiras que na minha visão são uma das melhores, a trilha é tranquila e são R$ 40,00 pra visitar as 3 cachoeiras. Almecegas II, fácil acesso e tem uma queda pequena, tem um penhasco que dá pra pular e se divertir, mas a Almecegas I é a cereja do bolo. No caminho você já pode ter uma noção do que é a cachoeira e quando chega lá real é uma das coisas mais bonitas que você pode ver, a água é muito gelada, mas vale muito a pena, é coisa de Deus mesmo!!! E a São Bento fizemos na volta, é mais tranquila e bem lotada, pois tem o acesso mais fácil e fica na entrada da Fazenda.

Vale da Lua: Não dá pra deixar de passar nesse lugar, me senti realmente na lua. Que lugar bonito, as estruturas rochosas fazem você se sentir assim! Amamos muito a trilha pra chegar e a mistura do cinza com as águas realmente faz o lugar ser especial e muito bonito.

Macaquinhos: Essa fica sentido Brasília e é um complexo de 10 cachoeiras, sendo as mais bonitas sempre no final da trilha. Aprendizado da Chapada, vá até o final sempre, não desista, os potes de ouro sempre estão lá!

Catarata dos Couros: Com certeza o lugar mais incrível que eu já fui. Sentido Brasília, precisa de guia pois o caminho é difícil e de terra, são uns 30KM de estrada de chão. Ponto importante: Vá de tanque cheio, passamos perrengue pra voltar. Não se paga pra entrar e você também pode reservar almoço em uma Fazenda por R$ 25,00. Eu a visitei em Janeiro, que é a época de cheias, então há risco de tromba d’agua mas é a época que ela está mais linda! Juro foi sensacional.

O cerrado é realmente especial e muito bonito, entre idas e vindas pra todos os lugares você pode apreciar animais, mirantes, nascer e pôr do sol dos mais bonitos, é um real presente da natureza. Pra fechar o meu post vou contar um pouquinho sobre onde se alimentar e se divertir também, afinal ninguém é de ferro.

Em Alto Paraíso tem a rua principal onde tem muitos restaurantes. As comidas locais e nas Fazendas das cachoeiras valem a pena, mas experimentem o famoso Piqui. A noite em Alto tem é bem boêmia com bares de música ao vivo e forró pé de serra, dá pra dançar e se divertir.

Um restaurante que eu indico é o Jambalaia, ele é meio afastado do centro, fica do lado do primeiro lugar que me hospedei. É mais sofisticado, mas tem um cardápio de lamber os dedos, comemos um arroz tailandês com camarões que realmente estava incrível.

Há uma feira perto do CAT onde tudo é orgânico e local. Vale tomar um café da manhã lá com variedade de comidinhas produzidas por eles e que são deliciosas, com muitas opções pra quem é vegetariano. Ah nessa rua principal tem um café com uma livraria, eu tomei café lá na primeira vez, é uma delícia.

Pra comer bem mesmo vá pra São Jorge, eu fui muitas vezes em um bistrô que serve um prato pra dois em torno de R$ 60,00 com carne de sol, mandioca, arroz e salada e pedimos o feijão extra que é o melhor feijão que já comi, juro que eu queria trazer a cozinheira pra casa, mas todos os pratos lá são muito bons.

E o Santo Cerrado Risoteria que tem um clima especial e um pôr do sol lindo, vale chegar umas 17 hrs e apreciar do andar de cima. O restaurante é um aconchego só e romântico pra quem viajar em casal, com carta de vinhos e a luz de velas.

Uma última coisa a falar da Chapada é sobre o clima. A primeira vez que fui era começo de Maio, então já não chovia tanto, o clima era estável e a noite dava uma esfriadinha. Em Janeiro eu li muito antes e muita gente disse que chovia, mas que valia a pena ir. Eu me arrisquei e acordei com chuva no primeiro dia, mas não desanime que lá chove sempre em pontos isolados. Fomos passear e é real, chegamos e não tinha nem sinal de chuva, então não deixe isso ser um problema, só cuidado com as trombas d’agua nas cachoeiras.

Roupas leves, protetor solar e um calçado bom pra caminhada são essenciais. Lanchinhos e água para trilhas também são importantes, pois muitas cachoeiras não têm estrutura.

Enfim espero ajudar e que vocês sejam muito felizes na visita a Chapada como eu fui 😍