Buenos Aires – Bairro La Boca e Caminito
Texto originalmente escrito em: 17/08/2017
Seguindo os posts sobre os bairros interessantes de Buenos Aires, vou falar do “La Boca”, onde já estive tantas vezes. O nome do bairro se dá pelo formato de uma grande boca do Rio Riachuelo, que desemboca no Rio de La Plata.
Com certeza, mesmo quem nunca veio a Buenos Aires sabe da existência do “bairro de casinhas coloridas”, que é um charme. As casas humildes, chamadas de conventillos, feitas de lata, eram típicas dos imigrantes genoveses do final do século XIX. Conta-se que, conforme os imigrantes italianos desembarcavam no porto e ali se instalavam precariamente, buscavam a tinta que sobrasse nas oficinas do porto, para pintar suas casas.
Para se ter uma ideia de como eram as casas genovesas por dentro, vale uma visita dentro do restaurante Gran Paraíso . Você não precisa almoçar no local para entrar e conhecer o lugar, mas, se eu fosse você, sentaria e comeria una parrillada, porque o lugar é incrível e fui super bem atendida lá!
Para esclarecer, “Caminito” não é bairro, e sim uma rua, que faz parte do bairro “La Boca”, que todos os turistas conhecem. O local se tornou famoso porque em 1950, um grupo de moradores, entre os quais o famoso pintor Benit Quinquela Martín, decidiram restaurar e transformar as ruas de “La Boca”. A ideia era transformar o lugar em um museu a céu aberto, onde hoje podem se admirar obras de diferentes artistas.
O restante do bairro não tem fama em ser tão acolhedor aos turistas e não é aconselhável ir caminhando de “San Telmo” ao “Caminito” (que está relativamente perto), e nem tampouco circular no período da noite.
Do mais, você encontrará lojas com uma infinidade de souveniers da Argentina, muitas fábricas de couro que ali mesmo vendem seus produtos com um preço mais acessível, outras lojas vendendo alfajor, licor de doce de leite, camisetas da Mafalda, bijouterias e joias feitas com a pedra mais famosa da Argentina, chamada Rodocrosita. Eu tenho um colar muito graça feito desta pedra e, quanto mais rosa ela for, mais pura é a pedra! Dica boa de presente 😉
No bairro “La Boca”, também está o famoso estádio do time Boca Juniors, apelidado de Bombonera, pois seu formato lembra uma caixa de bombom (É sério! Rs). Inaugurado em 1940 e com capacidade para 60.000 pessoas, é possível fazer uma visita no estádio em algumas áreas delimitadas, além de conhecer o “Museo de la Pásion Boquense”, ou fazer uma visita guiada com acesso a essas áreas e também uma visita ao campo e aos vestiários, por uma diferença mínima no preço. Ah! E estudante ainda paga meia! Arraso!
Por ser super turístico, você certamente cruzará com pessoas lhe oferecendo tirar fotos a caráter com trajes de dançarinos de tango, loja de alfajor da Havanna, muitos comerciantes nas ruas, restaurantes com música ao vivo e agências lhe oferecendo passeios pela cidade. Cabe a você fugir de tudo isso ou relaxar e aproveitar como um bom turista! É diversão na certa!