Guia definitivo de como tirar seu DNI!
Texto originalmente escrito em: 08/07/2017
Simm, eu também já ouvi isso 999 vezes, e você já deve estar pensando, lá vem + 1 confundir minha cabeça!! Calma galerinha que minha intenção é simplificar sua vida (como não fizeram com a minha) e te contar como é mais simples do que parece tirar seu querido DNI.
Para quem não tem ideia do que eu estou falando ainda, te conto. DNI é o RG argentino e você precisa dele para conseguir trabalhar legalmente no país e poder se instalar a longo prazo, além dos 3 meses de visto de turista (lembrando que a regra se aplica aos países que fazem parte do Mercosul – Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela).
Lembrando que existem N consultorias que oferecem esse serviço, até mesmo a pessoas que ainda estão no Brasil e querem agilizar o processo, e tempo é dinheiro e dinheiro não está sobrando (crise chegou por aqui também), por isso optei por fazer tudo por conta. Se você é desse time, bora lá, papel e caneta.
Vamos ao passo ao passo de como tirar seu DNI
Documentos que você precisa correr atrás chegando aqui!
Comprovante de residência – É só buscar onde fica a Comisaria (delegacia) + próxima da sua residência atual, chega lá com seu passaporte e diz ao policial que precisa de um comprovante de domicilio para Migraciones, ele vai preencher um papel com seus dados e te pedir para aguardar uns dias. Eles levam na sua casa o papel que você precisa. Se não estiver em casa, deixe alguém avisado para que receba por você. Se por acaso esse papel não chegar, não se preocupa, volta lá na Comisaria que eles guardaram para você!
Formulário de Antecedentes Criminais do Brasil – Esse é aquele documento que geralmente você precisa tirar quando começa a trabalhar no Brasil. Só entrar no site da Polícia Federal e solicitar seu documento online. Chegando aqui você precisará leva-lo ao consulado brasileiro no período da manhã para que eles autentiquem o documento, junto de uma cópia do seu passaporte ou RG e o original. Eu tive que voltar no dia seguinte no mesmo horário para buscar, mas tenho amigos que conseguiram na hora. Qualquer dúvida já deixo aqui o site do Consulado do Brasil em Buenos Aires para vocês, http://cgbuenosaires.itamaraty.gov.br/pt-br/Main.xml
Formulário de Antecedentes Criminais da Argentina – Também online, você solicita o documento através do site http://www.dnrec.jus.gov.ar/iniciotramite/ . Eles vão lhe marcar um turno (horário para atendimento) e você tem que solicitar onde faze-lo. Eu fiz na sede central na calle Tucumán (pertinho do Teatro Colón), o processo é rápido e depois de alguns dias, através do site deles com login e senha, que lhe dão no dia que for até a sede, você imprime o documento.
Com o processo dos 03 documentos engatilhados, você entra no site do Migraciones http://www.migraciones.gov.ar/turnos/verificar_jurisdiccion.php e agenda o seu turno. Já vale te avisar que demora, eu esperei dois meses para conseguir um turno para mim. Por isso que muita gente opta pelas consultorias, nem todo mundo tem esse tempo pra esperar.
Chegando o dia do seu turno, você precisa ir até o Migraciones, que fica bem próximo da estação Retiro de trem.
Dica de amiga, por favor, só não faça como a pessoa que lhes escreve e não esqueça seu passaporte ou RG (o documento que você usou para entrar no país e marcou seu turno)! Meus amigos devem estar rolando de rir agora com minha trapalhada, porque eu não sou dessas (juro!), maaass o fato é que eu esqueci e se não fosse o segurança da porta muito buena onda que me deixou ir busca-lo e voltar 1 hora depois, eu teria que marcar outro turno para sabe-se deus quando!
– “Mas Natália, eu ouvi que…”
- Precisa levar duas fotos 4×4! R: Não, não precisa! Eles vão tirar a foto lá na hora.
- Precisa levar certidão de nascimento. R: Noooot, e quando minha mãe veio me visitar eu pedi para ela trazer na dúvida!
- Precisa traduzir o passaporte ou RG para espanhol? Nãoo, e por favor, não faça, custa uma fortuna e dá um trabalhão.
Essas foram algumas coisas que passei e que ninguém sabia me informar direito, mas com certeza vocês vão ouvir mais por ai.
E assim, depois de um chá de cadeira e 1060 pesos a menos, você sai de lá com um papel com um número que eles chamam de precatória. Nada mais é que a autorização para que você fique no país enquanto seu cartão DNI definitivo não fica pronto (isso pode levar +3 meses). Não vai perder o papel que você precisa devolve-lo no dia que chegar o definitivo.
A foto abaixo é para dividir mais um pedacinho de Buenos Aires no entardecer e quem sabe trazer mais um incentivo.
Besos