Saiba você é, meu sol!

“Compartilhar a dor não é sofrer no coletivo, e sim livrar quem dela sofre”. Essa frase cheia de sentimentos e coragem foi lida em um livro por mim na última semana. Um livro que conta a história de um jovem, que largou tudo, a vida, os estudos, os sonhos, para se dedicar 100% a sua avó que havia recebido o diagnóstico de Alzheimer.

O livro conta entre tanto afeto, amor e leveza como foram os anos dividindo o teto e a vida com essa senhora, por quem o autor tem tanto amor.

Eu me identifiquei de cara, pois logo após ter tirado a minha carteira de motorista Inglesa, peguei o primeiro avião da Inglaterra para o Brasil quando ouvi do médico da minha mãe que era melhor que eu voltasse. Terceiro voo para o Brasil em menos de um semestre, eu sei que tá puxado acompanhar.

Pedi demissão do meu trabalho dos sonhos, chorei e dei um beijo demorado no meu marido e cheguei aqui no começo de Junho com uma passagem só de ida, com a missão de junto da minha família cuidar integralmente da nossa fortaleza.

Sei que o Buena Onda é um blog de viagens e que divido as minhas experiências nesse mundão. Mas a vida está batendo forte e desde o começo do ano, ela não me poupou de preocupações a distância, ligações desesperadoras do outro lado do oceano e muita apreensão do que estava por vir, ou já chegou. Dizendo isso, e inspirada pelo livro, decidi botar um pouco pra fora sabe? Externalizar, dividir e ser acolhida. Vem comigo?

Começamos pelo começo

Por favor não fique triste. Sei que nos últimos meses eu tenho aberto a minha boca e entristecido pessoas queridas, e que meus assuntos também não andam dos mais agradáveis para uma mesa de bar, mas novamente, sou eu vivendo o agora intensamente a cada dia.

O motivo de estar no Brasil veio como um tsunami, em tudo que eu venho construindo nessa vida nova, e é sobre quem eu sou, o ventre de onde nasci e todas as memórias incríveis que criei em 36 anos de vida.

Minha mãe está doente! Com um melanoma metastático, que vem se arrastando nos últimos cinco anos. O último diagnóstico da volta da doença chegou na véspera do Natal de 2022, um mês antes do meu visto de esposa sair e eu me mudar pra Inglaterra.

É um câncer agressivo que surgiu no pâncreas e hoje acomete outros órgãos, inclusive a cabeça. Nessa jornada passamos por cinco tratamentos diferentes (entre imunoterapia, radio, quimio), cirurgias e procedimentos de emergência e não tivemos sucesso no controle dessa doença devastadora.

Ela está assistida por uma equipe excelente no Hospital AC Camargo, do qual só tenho que agradecer por tanto. A realidade é que recentemente ela iniciou um tratamento paliativo para que tenha conforto nessa jornada. Hoje escrevo do quarto de hospital onde esta internada, zelando para que seja tratada como uma Rainha nas limitações que a jornada dela oferecem no momento.

Seguindo colocando pra fora

Câncer é uma merda! Ele destrói tudo. Ele adoece quem está ao redor. Ele alcança e machuca todo dia um pedaço seu que você nem imagina ser possível! Ele te marca pra sempre e em sua grande parte, leva as pessoas que você ama. Eu tenho uma lista delas que fizeram sua passagem na conta dele e sinto falta todos os dias da minha existência.

Por esse motivo voltei para o Brasil! Voltei para correr contra o tempo, para grudar na minha mãe e na minha família e aproveitar cada segundo de vida ao lado deles. Para dormir e acordar agradecendo por mais um dia.

Como umbandista, mesma religião que divido com minha mãe, nós acreditamos que estamos nesta vida por um propósito e que quando ele termina, fazemos nossa passagem no caminho da luz. Isso com certeza conforta meu coração. Ir ao centro, acender minha vela e chorar aliviam minha dor.

O cansaço mental é extremo, as adaptações são infinitas, mas eu sigo aqui, equilibrando todos os pratinhos, enxugando as feridas, sorrindo e também tentando fazer o que eu gosto. Porque eu já aprendi que a vida é JÁ, e que mesmo nessa fase tão sem controle de nada, tenho que continuar vivendo e sonhando.

Engraçado como as coisas pequenas se tornam comemorações, cada momento de troca é um presente e que bonito é observar a força de uma família, que quando a gente se junta, é imbatível. E como não destacar as pessoas ao meu redor.

Eu sou muito grata por aqueles que estão me pegando pela mão, pelo braço e pelo colo. Que sabem de tudo, ou de quase nada. Que surgem dos lugares menos prováveis, que sentem sua dor em uma conversa no whatsapp e choram com você. Que surgem com remédios, docinhos, palavras de conforto. Que ficam em silêncio, não sabem o que dizer mas estão sempre ali. Por todas as orações e palavras, pelos abraços e por tudo que ainda há por vir.

Porque no fim das contas Ele sabe de tudo, tá tudo escrito e preparado, fora do meu entendimento de virginiana controladora louca. A única certeza que tenho é que minha mãe é uma guerreira e eu vejo diariamente a sua luta e desejo de melhorar. E também a certeza que estou onde tinha que estar todos os dias quando acordo e que no futuro, é isso que vou levar no meu coração!

O meu profundo Obrigada, em meu nome e no da minha família ♡

Seguimos!

16 comments on “Saiba você é, meu sol!

  1. Minha linda, não tenho palavras para expressar Deus é nosso Pastor,

    Um beijo enorme a está Familia um abraço muito forte para a Vera, e o que pudermos ajudar estamos aqui, Bjs Penha

  2. Imagino pelo que tem passado, vivenciando momentos tão difíceis com sua mãe. Desejo que tenha força e o amparo de Deus e de todos os seres de luz nessa batalha.
    Feliz por você estar com sua família nesse momento. Grande beijo e todas as bênçãos à vocês

  3. Amiga admiro muito a luta da sua mãe! Dona Vera é uma guerreira que mesmo com medo luta diariamente contra essa doença! Ela é uma grande amiga e tenho um carinho imenso por vocês! Quantas conversas e papos maravilhosos tive a oportunidade de desfrutar! Estou aqui para vocês no que precisarem! Tenho fé de que a cura vai chegar, nem que seja a cura do espírito! Amo vocês!

  4. Naty, te admiro de uma forma absurda ! Parabéns pela mulher que vc é!!! Sua mãe e todos estão orgulhosos!!!! Vc sabe q pode contar cmg pro que precisar …. Estou por aqui nos pensamentos positivos !!! Um beijo no coração de vcs

  5. Já passei por “adoecer junto” com meu pai, deixar filhas pequenas e marido para seguir pra outra cidade com ele para tratamento, sem dirigir, sem ser da área médica (como minha mãe e irmãs), sem saber andar na outra cidade, tendo no coração apenas a vontade de dar o que eu tinha de melhor: meu amor por ele. E foi uma jornada linda, de crescimento espiritual para nós todos, união da família, vitórias comemoradas e serenidade na hora do descanso. Porque Deus sabe de todas as coisas e quando a gente entrega a Ele o que tem no coração, só o amor fica. E o amor nunca morre! Conte com minhas orações sempre. Um abraço apertado e carinhoso da prima 🫶🏻

  6. Natynhaaa… a vida é cheia de surpresas. Cheia de altos e baixos e eu tenho certeza que tudo o que passamos tem um sentido. A sua força é inspiradora e a sua vida sem dúvidas é abençoada. Continue sendo a luz que as pessoas precisam. Continue sendo essa pessoa maravilhosa e de bem com a vida. 😘😘😘😘

  7. Naty, compartilho sua dor, esse momento e sei como quanto cada dia, cada minuto vale ouro. Aproveite esses momentos juntas, compartilhem boas memórias, peça pra contar histórias da sua infância e deem abraços apertados. Daqui de longe mando boas vibrações pra todos vocês.

  8. Oi Nati! Imagino a dor de vcs!Apesar de não está perto vcs estão no meu pensamento o tempo todo. Rezando .Pedindo a Deus conforto e muito força. Um abraço apertado! Beijo a todos!!

  9. Que lindeza de texto Naty! Estamos juntas nessa corrente pela amada Verinha e por essa família maravilhosa que ela formou. Conte comigo e vamos na fé! ❤️🙏🏼❤️

  10. Oi Naty. Saiba que estou orando muito por vcs .
    Já passamos por isso , e é exatamente assim..
    Que Deus abençoe muito sua família..
    E que Deus faça o melhor para Vera . Ninguém merece sofrer..

    Deus abençoe vcs ..

  11. Ahh minha amiga, como eu queria estar agora te dando um abraço apertado e oferecendo meu colo. Mas sei que nesse momento quem se faz colo é vc.
    Que lindo texto e homenagem pra sua mamis. Fotos lindas que representam momentos tão especiais e felizes
    Que Deus fortaleça a cada dia a sua fé e força que incrivelmente vc vem mostrando até aqui.
    Sorte da Dona Vera ter vc como filha, tão amorosa e dedicada.
    É imensurável a dor e os dias difíceis que vc está passando…por isso deixo aqui registrado meu apoio e amor por vc. Continuo em oração e aqui pra vc sempre!! Te amo amiga

  12. Minha querida amiga vc e maravilhosa, com certeza reflexo dessa mulher maravilhosa que é sua mãe, todas as energias boas desejo pra vcs nesse momento e que a luz divina do Supremo Deus os envolva fortalecendo a fé o amor e a esperança.Sinta se abracada com muito carinho.❤️

  13. Oi Nati, não tem como não se emocionar com seu atual momento e como ele foi contado, expressado! Cada palavra traz um aprendizado, ensina sobre amor, força, e o mais importante, união! Todo meu carinho e amor pra vocês! Um abraço forte em ti!

  14. Que texto lindo. Sinto a sua dor e admiro muito a sua força! Que esse tempo com ela seja de muito amor! Estarei aqui pra te dar um abraço na sua volta!

  15. Que momento difícil, Sorre! 🙁
    Sua mãe está em minhas orações! Vocês são 2 guerreiras e eu tenho certeza disso. Deus abençoe vocês! 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *