St Patricks Day – Irlanda

Texto originalmente escrito em 15/03/2018

Tá sentindo aquele clima no ar?

As pessoas procurando os seus chapéus de leprechauns, a gaita de fole tocando ao fundo, os pubs servindo chopps verde!!! Semana de St Patricks Day, a temporada mais celebrada e etílica comemorada na Irlanda e claro, ao redor do mundo, como no Japão, Russia, Argentina, Reino Unido, EUA, Canada e claaaaaro, Brasil.

Celebrado no dia 17 de Março, o St Patricks Day nasceu em homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, São Patrício, conhecido por difundir o catolicismo no país. O famoso shamrock, aquele trevinho de 3 folhas que geral usa para simbolizar a Irlanda, era uma metáfora para explicar o conceito da trindade (pai, filho, espirito santo) e ele é verde por motivos óbvios rs

Todos os anos em Dublin, neste dia, há um desfile pela cidade atravessando as ruas principais. O trajeto você pode conferir no mapa abaixo (ele não mudou nos últimos 8 anos, desde que me mudei para lá).

Lembro direitinho do meu primeiro St Patricks, estava apenas uma semana na Ilha esmeralda e todos só falavam nisso. Lembro da filha da nossa hostmother nos emprestar esmaltes coloridos e um cachecol Irlandês para nos caracterizar, de famílias inteiras irem de ônibus para a parada e aquela multidão de chapéu verde tentando um lugar ao sol para enxergar o desfile dos carros alegóricos. Definitivamente é a festa mais aguardada no país e eu tive o prazer de participar dois anos seguidos.

Acabando o desfile, é aquela loucura de gente bebendo por toda a cidade. Quer coisa mais típica que celebrar tomando uma pint em algum pub? Lembrando que beber na rua não pode, então ou você descola aquele esquenta na casa de alguém ou se joga na bagunça do Temple Bar.

– Mas Natália, onde ir com tantas opções? 

Vamos lá, tem 06 anos que eu voltei para casa maaas algumas coisas naquela cidade não mudam (tradicionais até nisso), então juntei a minha memória com dicas de amigos irlandeses e brazucas que frequentavam esses lugares comigo: 

The Mezz – No meio do Temple Bar, super conhecido entre os brasileiros.

The Whelan´s – Este se tornou conhecido por gravarem cenas do filme PS: Eu te amo no local.

Fitzsimons – Mais baladinha, são vários andares com um terraço no último.

Gran Social – Beirando o rio Liffey, se tornou um point na cidade nos últimos anos.

Bernard Shaw – Opção mais alternativa, esse pub tem mesas de sinuca e uma área externa super agradável.

Em tempo: Se você está em São Paulo e também quer sua Guinness, assim como eu, está rolando de 09 a 18 de Março a 5ª Edição do St Patricks Week na cidade. Basicamente os pubs fazem promoção de chopp verde com atrações, banda de rock e alguns tem a tal gaita de fole (sua linda!).

Eu já fui no The Sailor que não recomendo, é muuuito lotado e a cerveja cara e nos últimos anos tenho ido ao Kiaora. Se você chegar cedo é sucesso, as bandas são ótimas, sempre tem promoção, já ganhei camiseta, copo estilizado e eles arrasam na decoração. Outros dois pubs que arrasam é o O´Malleys e o Blue Pub, mas eles sempre arrasam, então sou suspeita para falar.

Grana ta curta? Esse ano vou arriscar algo novo e levarei meu chapéu de leprechaun para a diversão do Armazém da Cidade na Vila Madalena, entrada grátis em uma tarde ensolarada =) Happy days!

Sláinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *