O dia que me mudei (sem data de volta) para João Pessoa
Texto originalmente escrito em 24/12/2017
– Oi? Mas você já viajou de novo? Não entendi nada!
Aii gente, vou falar para vocês, ninguém entendeu nada e também não tive tempo de contar, simplesmente tive que dar uma pausa no blog, embarquei com uma passagem de ida e quando vi passei 40 dias em uma cidade linda, mas tão linda que merece um post com os lugares incríveis que tive a oportunidade de conhecer.
Eu fui a trabalho mesmo, em um projeto sem data para terminar, com quase nenhuma folga, então não deu para conhecer tudo o que eu queria (o que com certeza me deixou com vontade de retornar em uma nova oportunidade), mas deu tempo de aproveitar um pouco o que a Paraíba tem de melhor e vim compartilhar o que vale a pena conhecer, até mesmo em um feriado prolongado – por a cidade ser pequeninha os pontos turísticos ficam relativamente perto.
Pôr do Sol Jacaré
Lembro de ouvir deste pôr do sol desde que fui conhecer a cidade de Natal uns anos atrás. De lá haviam passeios de dia inteiro para João Pessoa “só” para deslumbrar um fim de tarde surreal. Eis que na primeira folga em Jampa foi pra lá que corri.
Você tem que chegar por volta das 16h, João Pessoa não tem horário de verão e anoitece cedo. Há infra estrutura de bares, feirinha, lojas de artesanato e produtos típicos e um estacionamento para quem vai de carro. Eu dividi um Uber com amigos mesmo, tranquilo.
Há duas possibilidades de contemplar o pôr do sol, uma é do mirante de onde saem as balsas e a outra é dentro da balsa mesmo, em um passeio de uma hora pelo Rio, onde a vista é mais exclusiva e ainda acontecem diversas atividades, como stand up comedy, quadrilha, forró tradicional e xaxado. Sim, é super turístico, mas vale muito ver o sol se pondo com o músico que toca saxofone, é lindo!
Praias Litoral Sul
João Pessoa é a cidade com a maior extensão de praias urbanas próprias para banho em todo o Brasil. A maior parte dos visitantes vão conhecer a faixa conhecida como Costa do Conde, que é dividida em 7 praias. Duas dessas praias estão na lista das praias mais bonitas do Brasil, são elas: Coqueirinho e Tambaba.
Fechamos o passeio com um taxista da região e começamos o dia na praia onde o Rio cruza com o mar, chamada Gramame. Depois seguimos para fotos na Praia de Tabatinga, a vista do Mirante e a Praia de Tambaba.
Tambaba além de fazer parte da lista citada acima, foi a primeira praia oficializada como naturista do nordeste. Você precisa saber que homem não entra desacompanhado nesta area da praia e que há vigilância na entrada que separa a parte das pessoas com roupa de banho para os que estão sem roupa.
Eu pessoalmente acho a experiência super válida, o local é lindo, tem infra estrutura de quiosque e até uma pousada. Criou coragem? Anota ai, cruzando a ponte é obrigatório tirar a roupa, mas você pode entrar com seus pertences normalmente.
Pós aventura em Tambaba, almoçamos na Praia Bela, não chegamos a curtir a praia, mas deu tempo de ver a galera atravessando o rio com uma balsa improvisada do local.
Terminamos o dia na segunda praia mais famosa, ou a primeira, na verdade, não sei rsrs. A verdade é que ambas são lindas MESMO. A Praia de Coqueirinho já é uma praia cheiaaa de quiosques e uma faixa de areia mais curta. Demos a sorte de chegar no final do dia, onde os quiosques já estavam fechando e apreciamos, quase que sozinhos, outro fim de tarde imbatível.
Orla Tambau
Fui muito abençoada em me hospedar em um hotel de frente para o mar (de frente mesmo, só atravessando a rua). O Hotel eu indico de olho fechado, fui tão bem recebida, aquela comida caseira no restaurante, piscina no último andar e os quartos espaçosos e aconchegantes.
Anota ai, Nord Class Marinas (http://www.nordhoteis.com.br/hotel/nord-class-marinas), dica de quem circulava pelos hotéis + famosos da orla quase que o dia todo durante o trabalho.
As praias da costa são próprias para banho, os quiosques cada um tem seu estilo musical, mas a maioria fecha lá para 0h, exceto fim de semana que a folia é prolongada, e a cada esquina tem um ponto de açaí e tapioca delicioso.
E o preço dessa cidade, sério, é demais. É aquela lugar justo com o turista, que alugar um cadeira e guarda sol o dia todo e tomar água de coco não sai por mais de R$ 20,00. Que as pessoas são genuinamente simpáticas com você, que o tempo passa devagar e as 05hrs a orla já esta lotada de pessoas praticando atividade física.
Se com tudo isso não estiver convencido, ainda tem piscinas naturais, farol com o ponto mais Oriental do Brasil, você está há duas horas de Pipa de carro e 03 horas de Porto de Galinhas.
Agora fala se eu não tenho o trabalho dos sonhos?
“Meu escritório é na praia, eu to sempre na área…” Valeu CBJR!