Quero fazer um intercâmbio! Por onde começo?
Texto originalmente escrito em: 21/07/2017
Aí eu me dei conta que prometi um guia por onde começar a planejar seu intercambio e nem eu sei muito bem o passo a passo kkkkkk. Vou me esforçar aqui para contar como fiz e ver se assim consigo ajudá-los.
A primeira coisa que você precisa é ter vontade de viajar, de conhecer uma cultura nova, se arriscar um pouco. Depois você precisa pensar para que lado quer ir (essa parte é + complexa).
Vou lhes contar como acabei em Dublin. Uma amiga de faculdade me ligou um dia e disse, estou indo para Irlanda estudar inglês, eu nem sabia onde ficava a Irlanda e disse, vou junto. No meu caso a motivação foi, se minha amiga vai, eu também vou hahahahaha (Zélia, sua linda, saudades). Ainda arrastamos outra amiga de faculdade, que também largou tudo e embarcou nessa aventura (Naza, sua linda, saudades).
Se você é um pouco mais ajuizado que nós e quer planejar tudo com calma, é importante ponderar o que lhe agrada, explico, não adianta ir para o Canada porque todo mundo vai e você detesta frio, não adianta ir para Austrália e ter medo de voar de avião, quando vai encarar quase 24hrs de viagem atravessando o mundo. Para isso, vale pesquisar no youtube, nos blogs, instagram e todas essas redes sociais o que tem de bom para fazer no destino que escolheu. Informação é tudo nessa vida!
Como escolher o destino!
Europa é muito legal porque existem companhias lowcost e você viaja muito barato para outros países. Nossos hermanos na América do Sul, por exemplo, nos poupam da burocracia do visto e entramos com o RG, o que é um adianto para quem tem pressa e não quer esperar por papelada.
Com um local em mente, você precisa decidir o que vai fazer lá. A maioria dos destinos oferecem cursos profissionalizantes ($$$$$) ou cursos de idiomas ($$$). Eu nos dois intercâmbios optei por estudar uma nova língua, que agregaria a minha profissão de hoteleira e meu bolso podia pagar.
Acho que nesse ponto, para que o sonho saia do papel, é importante buscar ajuda de quem entende tudo sobre o assunto, as agências de intercambio. Claro que você pode fazer tudo por conta, mas para quem nunca viajou na vida, eu acho importante contar com a assistência de quem sabe o que está fazendo e envia estudante o tempo todo para diferentes destinos.
Eu dei muita sorte com a agência que viajei para Dublin – www.rodamundo.tur.br, tanto que os procurei seis anos depois para vir a Argentina e a dedicação foi a mesma, até porque a dona da agência ama viajar, aí facilita entender o que queremos né?
Se depois desse texto você animar de se jogar por aí, entra em contato com ele e só não esquece de falar que conheceu a agência pelo blog ok!! #natycontatinhos #vaiachando #topodendo kkkk
Passagem aérea você pode deixar na mão da agência ou comprar por conta, o legal de comprar com a agência é que eles conseguem preços de estudantes que nem sempre estão disponíveis nos sites da cia aérea. Se for comprar sozinho, hoje em dia existem muitos sites que buscam passagens de várias companhias de uma vez e facilitam sua vida. Eu gosto bastante do sky scanner – www.skyscanner.com – eles ainda têm uma ferramenta de lhe enviar por e-mail um alerta caso o preço altere.
Dúvidas, experiências para compartilhar, ou para me mandar uma mensagem linda, só escrever aqui nos comentários que te respondo mais rápido com que escrevo posts por aqui hahahahaha.
A foto de hoje é da minha coleção MARA de imãs de geladeira. Começou com a Dona Vera, minha mãe, me pedindo para enviar um imã de cada lugar que eu visitei. Confesso que no começo achava um saco procurar imã em cada cidade rs, até o dia que cheguei em casa e vi a geladeira lotada, quase chorei! E assim seguimos colecionando imãs e lembranças..
Beijooos